Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Festa Junina e Amostra do Período Integral

No sábado dia 19 de junho, aconteceu a amostra dos trabalhos realizados pelos alunos do Período Integral e também a Festa Junina de nossa escola. O evento contou com a participação de muitos alunos e seus familiares, além da equipe escolar.
Vejam algumas fotos:




































sábado, 19 de junho de 2010

Rádio Coluna FM esteve no Bairro do Juca Rocha

A rádio Coluna FM, 87,5, visitou a nossa escola. Através do Ponto de Cultura "Nossa Terra, Nossa Gente", a rádio vai a escola, a emissora transmitiu ao vivo diretamente do pátio da escola um programa que contou a vida de Juca rocha e de Joaquim da Silveira Santos.
Além da equipe da rádio, estiveram presentes o verador Etelvino Nogueira e mais dois convidados que ajudaram a contar um pouco da história do bairro e da escola. Os alunos também realizaram uma pesquisa abrangente e alguns deles foram selecionados para lerem as histórias. As alunas do 5º Ano A e B se apresentaram e dançaram uma música japonesa. Já dois alunos do 2º Ano e uma aluna do 5º ano cantaram uma música em japonês.
Com a inteiração dos alunos, dos professores e com a colaboração da Diretora Cleuza da Costa, da vice-diretora Márcia Cristina de Almeida e da Coordenadora Marisa Abrão, o Ponto de Cultura "Nossa terra, nossa gente" a rádio vai à escola, falou pelas ondas do rádio da importância de manter viva a história.


Vejam algumas fotos:













 

 

sábado, 12 de junho de 2010

Bingo nas aulas de Inglês

A Professora Ana, de Inglês, realizou uma atividade muito divertida, criativa e que possibilita aos alunos adorarem cada vez mais as aulas de inglês. Ela propôs um bingo com palavras inglesas, envolvendo todas as 6ªs séries da escola. O evento ocorreu na quadra da escola, e contou com a participação do professorMaurício, de Ciências, e da professora Rose, de Português.

Vejam algumaso fotos:












 
 




quinta-feira, 10 de junho de 2010

PROJETO SEBRAE- INCENTIVO A LEITURA E REDAÇÃO (Caixa de Pandora)

A professora Maurina, do Projeto Sebrae, no Período Integral, vem incentivando os alunos para a aquisição do hábito da leitura.

Dessa forma, elaborou um projeto com os alunos do 4º Ano A, com o tema Gibidoteca. Para incentivar ainda mais os alunos, foi criado uma caixa, que simbolicamente foi denominada de "Caixa de Pandora", remetendo a lenda de Pandora, para que possamos manter sempre a esperança de resgatar os alunos para o hábito da leitura.

JUSTIFICATIVA:

Com alunos do 4º Anos tive a iniciativa de transformar as aulas de redação em uma coisa diferente e prazerosa, com uma proposta de montagem de uma locadora de Gibis ao descobrir que muitos alunos não conhecem esta leitura.

Ao buscar informações sobre o assunto descobrir que pode ser uma boa estratégia pedagógica para que eles se interessem um pouco mais pela leitura e passe a gostar. História em quadrinhos pode ser usados em diversas disciplinas, como em história fazer uso do homem aranha para pesquisar a aranha e suas teia, na matemática proporções, Ângulos e geometria.

OBJETIVO




Envolver todos os alunos no processo de leitura com incentivo a melhor escrita, a melhor redação, a melhor história, o melhor comentário e criatividade.



O primeiro dia foi uma festa com o sorteio dos valores que ficaram estabelecidos para os menores livrinhos 10 centavos e os maiores 20 centavos, para que todos possam ter acesso, afinal terão que dar uma devolutiva do que leram, e também com o sorteio dos mesários, quem anotam as retiradas, e recebimento dos livros, e os responsáveis pelo caixa.



Alem da definição do que será feito com o dinheiro, tudo feito por votação, sabemos que não será muito, mas ficou decidido pela compra de gibis semanais com o que for recebido, mesmo que seja um por semana, e apresentação de nota fiscal para cada compra, o controle será a chave do negócio, como prestação de contas como sendo responsabilidades de todos.





PROCEDIMENTO



Outro critério e estudar uma forma de premiar os melhores e mais criativo, apresentando a eles criações diferenciadas, algo diferente do atual da biblioteca para que tenham com produzir toda semana como:



 Além dos Gibis;

 Poesia;

 Conto;

 Drama;

 Cordel;

 Lendas;

 Curiosidades;

 Leis;

 Culinárias;

 Poemas;

 Biografias;

 Pensadores entre outros;

 Até mesmo a formação de outros livrinhos confeccionados por eles

 Alem do prévio conhecimento de normas de redação.

Obs: Toda semana colocamos às 3 melhores redações, os pais já autorizaram a publicação das redações e das fotos.
Vejam algumas fotos do Projeto: