Os Funcionários Fabrício Campos e Graziella Diffonso elaboraram um projeto de xadrez que está cativando os alunos da nossa escola. Os alunos estão adorando o jogo, que está trazendo inúmeros benefícios para eles. Está programado um campeonato para o mês de novembro.
1. INTRODUÇÃO
Os jogos clássicos têm sua origem datada há milhares de anos nas regiões do Egito e da Mesopotâmia. Foram encontrados, em escavações arqueológicas, objetos e desenhos que fazem referência a jogos de tabuleiro.
O Xadrez aparentemente surgiu na índia, as primeiras referências datam do século VII.
Atualmente os jogos vêm sendo aproveitados em vários aspectos pedagógicos que auxiliam no desenvolvimento de noções de organização, planejamento, concentração e raciocínio através de um exercício lúdico.
O seguinte projeto refere-se à aplicação de aulas de xadrez como atividade extra curricular aos alunos da EMEIF “Prof. Joaquim da Silveira Santos”.
2. VALOR EDUCATIVO DO JOGO DE XADREZ
Para a efetivação da cidadania é fundamental o desenvolvimento do raciocínio, o que é possível através da aplicação de jogos de tabuleiro na educação escolar. O mestre internacional suíço, Charles Partos destaca que a prática do xadrez desenvolve as seguintes habilidades:
a) A atenção e a concentração;
b) O julgamento e o planejamento;
c) A imaginação e a antecipação;
d) A memória;
e) A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
f) O espírito de decisão e a coragem;
g) A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
h) A criatividade;
i) A inteligência;
j) A organização metódica do estudo;
k) O interesse pelas línguas estrangeiras.
O jogo de xadrez aplicado na educação escolar ajuda a desenvolver as habilidades cognitivas citadas acima. É uma combinação de esporte, arte e ciência que além de desenvolver habilidades, estimula a imaginação diante da possibilidade de visualizar cenários de batalha e como ciência exige estudo teórico e elaboração de cálculos precisos.
3. OBJETIVO GERAL
Este projeto destina-se a estimular os alunos do ensino regular da EMEIF “Joaquim da Silveira Santos” a aprenderem de forma teórica e prática um esporte diferente que desenvolve o raciocínio lógico e prepará-los para campeonatos inter-classes, inter-escolares, municipais e estaduais.
4. OBJETIVO ESPECÍFICO
v Desenvolvimento da capacidade de pensar com abrangência e profundidade;
v Criatividade e imaginação;
v Concentração e raciocínio;
v Paciência e auto-controle;
v Memória e inteligência;
v Tomada de decisão.
5. METODOLOGIA
Os alunos interessados serão atendidos em horário oposto ao seu horário de aula para obterem treinamentos do esporte sem interferir na frequência das aulas.
6. PÚBLICO ALVO
Alunos do ensino regular (de 5ª a 8ª série) da EMEIF “Prof. Joaquim da Silveira Santos”.
Inicialmente são 19 (dezenove) alunos participantes dos treinamentos de xadrez.
Lucas H. Rafe | 5ªA |
João Vitor | 5ªA |
Vitor B. de Souza | 5ªA |
Bruno Santos | 5ªB |
Wesley Antônio | 5ªB |
Raíssa da Silva | 5ªB |
Lucas Pereira | 5ªC |
Vitor C. Gonçalves | 5ªC |
Marcelo A. Soares | 5ªC |
Samanta N. Gomes | 5ªC |
Natália R. Costa | 5ªC |
Luis Henrique | 6ªA |
Diego Silva | 6ªA |
Patrick David | 6ªA |
Eduardo Bento | 6ªA |
Jhon Lenon | 6ªB |
Flávio Akira | 6ªB |
Wesley Taylor | 6ªB |
Israel Marques | 6ªB |
7. ESPAÇO FÍSICO
Biblioteca disponibilizada pela escola equipada com mesas e cadeiras.
8. CRONOGRAMA
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
Das 12h às 12h30 | Das 12h às 12h30 | Das 12h às 12h30 | Das 12h às 12h30 | Das 12h às 12h30 |
Obs.: Este projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo.
9. MATERIAL
- Tabuleiros de xadrez
- Peças de xadrez
7 comentários:
Este projeto além de auxiliar no desenvolvimento dos alunos e contribuir com a educação é uma realização pessoal para mim por poder compartilhar a arte desse jogo histórico que amo muito. ^^
Como dito acima,
Este projeto só tem a acrescentar.
Parabéns pela inciativa!
Gostei da idéia, vou ver o que pode ser aplicado aqui na ONG que eu dou aula.
O Brasil precisa de iniciativas assim se quiser ser grande, parabéns aos idealizadores do projeto.
Os alunos estão entusiasmados com o projeto! Eles estão adorando! Parabéns!
Essa ideia de implantar um campeonato de xadrez e uma ideia muito interessante, parabéns pela otima ideia.
mudanças começam assim: com iniciativa^^
meus parabens.
um exemplo a ser seguido;
Postar um comentário